Diretoria de Ensino - Região de Penápolis
Tutor do Formação: Prof. César Paes


terça-feira, 1 de junho de 2010

Unidade I – Políticas públicas na área social

Formação pela Escola
Módulo Introdutório
Comente a Unidade I – Políticas públicas na área social

8 comentários:

  1. Apesar dos esforços do governo federal em empenhar-se e desenvolver uma diversidade de programas, projetos que abrangem ações educacionais que visam atinggir metas desejadas.
    O FNDE que é um órgçao descentralizador procura que cada entidade use os recursos de forma viável afim de se adequar as suas necessidades, procurando garantir que esses recursos tenham um destino certo. É importanteque essa política venha a tingir um objetivo proposto e que cada brasileiro seja um fiscal no sentido de valer e deste modo sejamos participativo na elaboração e cumprimento destas metas.

    ResponderExcluir
  2. Políticas Sociais são as políticas públicas empregada pelo governo de onde retira dinheiro do cofre público ,onde todos contribuem e aplica em outros setores da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Políticas públicas são ações adotadas por determinado governo para concretizar seu projeto na sociedade, buscando atender aos interesses e necessidades de todas as camadas da população.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A unidade I basicamente propõe um entendimento sobre o que são políticas públicas e quem atua sobre elas.

    Políticas Públicas são ações adotadas pelo governo, que devem visar o interesse público e social.

    O governo representa o povo é organizado em três poderes, formados por instituições e representações, constituindo o Estado.

    Marina Marques Simão
    e
    José Luiz Muniz

    ResponderExcluir
  6. Este programa , vem esclarecer dúvidas que existiam quanto ao conceito de sociedade, estado e governo, passando-nos as diferenças de sentidos, principalmente relacionadas “políticas públicas, que seriam as atividades de um governo ao longo de seu mandato; medidas tomadas pela sociedade política para realizar um projeto de sociedade, programas para solucionar problemas públicos, atos que o governo deixa de fazer e atendimentos às demandas vindas da sociedade civil, de grupos específicos, decisões de governo que influenciam a vida de um conjunto de cidadãos. Sendo que o Estado na prática age de acordo com os interesses da Sociedade que dão sustentação ao governo que está no poder, pois vivemos numa sociedade capitalista, dividida socialmente com interesses opostos, na disputa entre diferentes grupos políticos, econômicos e sociais. O Estado para atender o bem comum, desenvolve programas com funções redistributivas como:-Programa Universidade para Todos- ProUni, Programa Bolsa Família e Cotas para ingresso nas Universidades; e compensatórias como:- Imposto de Renda, Programa de Garantia de Renda Mínima. Onde a Globalização em muito tem facilitado o entrosamento entre os países nos diferentes campos da vida como:- na economia, no comércio, nas finanças e na cultura, implica na uniformização de padrões econômicos e culturais , agora o Neoliberalismo defende a não intervenção do estado na condução da economia, nas relações patrão-empregado e na oferta de serviços, onde o mercado regula as relações entre os indivíduos, controle de gastos públicos e o aumento dos impostos, pretende-se promover o investimento privado, incentivando o crescimento da economia e a conseqüente diminuição do desemprego, onde a escola deveria ser administrada como uma empresa, preparando seus alunos para o mercado de trabalho .
    Entendimento da finalidade dos recursos recolhidos por meio de impostos e transferências, e qual a porcentagem destinada à educação escolar, às atividades diretamente relacionadas com o ensino, em todos os níveis e modalidades .

    Vilma Aparecida Luz, Juzelinda de Abreu Goes, Cleidmar dos Santos Pereira Strazzeri, Zélia Gonçalves dos Santos Cruz,
    Lourdes Mercurio Druzian, Maria Antonia Cardoso dos Santos, Roseli Hernandez Costa, Valdeci Sampaio Carvalho

    ResponderExcluir
  7. O programa Formação pela Escola é uma iniciativa do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em parceria com a Secretaria da Educação a Distância. A objetivo deste Programa é levar a comunidade escolar o conhecimento dos programas desenvolvidos pelo FNDE, e os objetivos da Política Educacional Brasileira.
    A finalidade do FNDE não é somente levar recursos financeiros para a escola, mais também propiciar formação cidadã à comunidade, para que possa viver em sociedade, e se beneficiar dos programas governamentais propiciados pelo Estado.
    O Estado é um conjunto de Instituições permanentes como :
    O Poder Legislativo: que elabora as Leis
    O Poder Executivo : que coloca em pratica essas leis
    O Poder Judiciário : que julga e aplica as leis, através das Forças Armadas e a Polícia.
    As Instituições que compõe o Estado visam ao bem estar das comunidades, procuram manter a lei e a ordem para que todos possam conviver bem em sociedade. Quem dirige esses poderes públicos é o Governo, que é formado por grupos que se alternam no poder, isto é: O estado é permanente, mas o Governo é transitório, parte desse grupo é escolhido pelo processo eleitoral.
    O Governo age no Campo Político, na Economia e redistribuição dos benefícios sociais produzidos pela coletividade por meio do trabalho dos cidadãos. A política da redistribuição consiste na distribuição dos impostos arrecadados da sociedade aos menos favorecidos, através dos programas ( Salário desemprego, Cotas para Ingresso de Negros na Universidade, Programa Comunidade Solidária, vários programas educacionais, etc...
    Essas ações são de direito dos necessitados e um dever do Estado.

    Nides Maria Maziero – Agente de Serviços Escolares
    Conceição Aparecida de Lima Parra – Agente de Serviços Escolares
    Dirce Pereira da Silva – Agente de Organização Escolar

    ResponderExcluir
  8. A política pública no campo social existem para implementar programas e ações que visam beneficiar setores menos favorecidos de nossa sociedade.Com isso o governo almeja conseguir o apoio da sociedade para o seu governo.
    Como vivemos numa sociedade capitalista, onde as desigualdades sociais se caracterizam pela divisão entre os que são proprietários(fábricas, terras, máquinas etc) e os que são proprietário da força de trabalho, o governo tenta amenizar as diferenças com as chamadas políticas públicas sociais.
    Essas políticas públicas sociais podem ter funçãoes redistributivas(distribuição aos menos favorecidos de parte do que é produzido no país a exemplo do Imposto de Renda) e compensatórias (atendem a grupos específicos-desempregados, índios, analfabetos, excluídos a exemplo do programa Comunidade Solitária, que visa combater a fome e a pobreza.
    Maria Aparecida Soares Abbade-Agente de Org. Escolar e Silmara Serafim de Fereitas Moreira - Agente de Organização Escolar.

    ResponderExcluir