Diretoria de Ensino - Região de Penápolis
Tutor do Formação: Prof. César Paes


terça-feira, 1 de junho de 2010

Unidade III – Financiamento da Educação Básica

Formação pela Escola
Módulo Introdutório
Comente a Unidade III – Financiamento da Educação Básica

3 comentários:

  1. FUNDEF- Os impostos que são arrecadados pelo municipio volta para o mesmo para ser aplicado na educação. A distribuição dos recursos é feito com o número de alunos da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio), de acordo com o censo escolar do ano anterior.

    ResponderExcluir
  2. O percentual investido na Educação, especialmente em São Paulo considero suficiente, se fosse melhor aplicado. O valor por aluno é razoável inclusive. Falta sim é consciência política e solidariedade, a criação de conselhos é importante para a fiscalização, um primeiro passo.

    ResponderExcluir
  3. A Constituição Federal de 1988, ficou conhecida por Constituição Cidadã, recebeu importantes direitos aos brasileiros e proclamou a educação como direitos de todos. Para garantir, a Constituição determinou que o poder público aplicasse uma parcela de impostos na educação.
    Essa garantia de recursos contribui para que cerca de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) seja investido na Educação pública. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2006, o investimento de 4,5% é muito abaixo da média dos paises industrializados.
    O Ministério da Educação tem feito uma campanha defendendo para 6% do PIB por ano, mas isso não aconteceu ainda.

    Osmar Nunes Pereira

    ResponderExcluir